O Presidente do Governo visitou hoje as novas instalações do Serviço de Apoio Domiciliário da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz das Flores, um investimento que garantiu todas as condições para servir cerca de 30 idosos e que incluiu ainda a ampliação do lar de idosos da instituição em mais 18 camas.
Após a visita às novas instalações, que representaram um investimento superior a dois milhões de euros, Vasco Cordeiro acompanhou, na vila de Santa Cruz das Flores, a entrega de refeições deste Serviço de Apoio Domiciliário, que passou a dispor de uma nova cozinha construída de raiz para servir as várias valências da instituição.
Em declarações aos jornalistas, o Presidente do Governo enalteceu a importância do trabalho desenvolvido diariamente pelos 40 Serviços de Apoio Domiciliário, que têm uma capacidade para apoiar cerca de três mil idosos em toda a Região, num investimento anual que ronda os quatro milhões de euros.
“Acreditamos que, salvaguardadas todas as condições de segurança do idoso e tendo autonomia para se manter na sua residência, esta é uma solução que vai ao encontro dos seus interesses”, afirmou Vasco Cordeiro.
O Presidente do Governo salientou ainda que este serviço prestado pela Santa Casa da Misericórdia constitui, assim, um “bom exemplo daquilo que também existe por muitas outras instituições de todas as ilhas da Região”.
“Neste caso concreto, o Serviço de Apoio Domiciliário tem uma capacidade para servir cerca de 30 utentes. Este foi um dos aspetos fundamentais do investimento que foi feito aqui, na Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz das Flores, num montante superior a dois milhões de euros, que incluiu componente do serviço de apoio domiciliário, mas também a parte de ampliação do lar de idosos”, sublinhou.
Segundo Vasco Cordeiro, o Governo dos Açores está a desenvolver um esforço para o cabal aproveitamento desta disponibilidade de servir cerca de três mil utentes, mas também ao nível da ampliação deste serviço que é prestado, maioritariamente, a idosos da Região, quando isso se afigure necessário.
“Este é um trabalho em que estamos comprometidos e empenhados a desenvolver no futuro”, assegurou o Presidente do Governo, ao salientar ainda a parceria que se estabelece, todos os dias, com mais de duas centenas de Misericórdias e Instituições Particulares de Solidariedade Social, que permite disponibilizar aos Açorianos cerca de 700 valências nas mais variadas áreas. [GaCS]